Tendo em vista que o Diabetes Mellitus é uma comorbidade que pode estar relacionada ao agravamento dos casos da COVID-19, o Ministério da Saúde sugeriu que as canetas de insulina humana NPH e Regular sejam disponibilizadas para pacientes com Diabetes Mellitus 1 ou 2.
Desta forma, a prefeitura de Porto Seguro, em parceria com a Secretária de Saúde da Bahia (SESAB), estabeleceu critérios de distribuição e conseguiu ampliar de 30% de substituição do estoque para aproximadamente 70% do total. Inicialmente serão distribuídas para pacientes com Diabetes Mellitus 1 ou 2 na faixa etária menor ou igual a 16 anos ou na faixa etária maior ou igual a 60 anos.
Somente nesse trimestre serão distribuídas aproximadamente 4.500 insulinas NPH e 1.000 insulinas tipo regular além de 50.000 agulhas. Procure a Unidade Básica da Saúde da Familia mais próxima
Nesta sexta-feira 20/08, a prefeitura de Porto Seguro iniciou campanha para cadastramento dos pacientes usuários de insulina que irão receber os aplicadores/caneta. Durante a semana, a Secretaria Municipal de Saúde encaminhou os formulários de cadastramento para as unidades básicas de saúde, desta forma, até a primeira semana de setembro os pacientes começam a entregar o novo medicamento.
Secom - Prefeitura de Porto Seguro
Por - Gutembeeg Stolze / Imprensananet.com