
Preocupado com a ‘Preservação do Parque Marinho do Recife de Fora’, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porto Seguro, iniciou CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO do impacto do ‘Protetor Solar’ no meio ambiente. Tendo como alvo principal as Agência de Turismos, empresas de Passeios Marítimos, Hotéis e Pousadas, a campanha educativa também apresenta as complicações que o protetor pode causar ao homem.
Ameaça aos Recifes de Corais e ao homem
O protetor solar (Químico) pode causar danos irreversíveis para o meio ambiente, sua saúde e, principalmente para a vida marinha. Todos os anos, entre 6.000 e 14.000 toneladas de protetores solares são liberados em ‘Áreas de Recifes’.
Impacto do protetor químico na vida marinha
Corais - O produto fica acumulado no tecido dos corais, danificando o material o genético, consequentemente, deforma e causa a morte de corais jovens e induz ao branqueamento.
Peixes – Afeta o desenvolvimento, a fertilidade e a reprodução.
Algas – Impacta no crescimento e fotossíntese.
Moluscos, Camarões e Ouriço-do-mar – A toxicidade afeta o desenvolvimento da espécie.
Golfinhos – Acúmulo nos tecidos e nas placentas.
Impacto do protetor químico ao homem
Oxibenzona – Polui os oceanos, pode ser absorvido pela pele e está relacionada a distúrbios hormonais. Seu uso já é proibido na Suíça.
Metilbenzilideno – Cânfora – Está relacionado a distúrbios endócrinos, de acordo com a EWG.
Octinoxate – Alergia e distúrbios hormonais, de acordo com a EWG.
“É sempre bom lembrar que existe ‘Protetores Ecológicos’, os quais não possuem produtos químicos, é importante salientar que o uso de PROTETOR SOLAR é fundamental para nossa proteção. Portanto, sugerimos que usem protetores ‘minerais’ ou procure soluções que não sejam nocivas ao meio ambiente”, destacou o secretário Jânio Júnior.
Jânio Júnior destacou ainda que, após a fase educativa, a prefeitura de Porto Seguro, através de Secretaria de Meio Ambiente e Procuradoria Municipal, estuda proibir em definitivo o uso de ‘Protetor Solar Químico’ na Terra Mãe do Brasil. Veja abaixo algumas opções alternativa para proteção sua proteção aos raios solares;
Por – Gutemberg Stolze / Imprensananet.com