
Na manhã desta terça-feira 31/08, uma ação conjunta entre as Forças Policiais, formada pela Polícia Federal, Cippa Mata Atlântica e Polícia Rodoviária Federal retiram "CABANAS IRREGULARES" na Praia do Mutá, Orla Norte de Porto Seguro. A ação contou ainda com o apoio de agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Guarda Civil Municipal e Secretaria Municipal de Serviços Púbico.

O apoio da prefeitura de Porto Seguro foi solicitado pelo Ministério Público Federal e IPHAN, uma vez que o mesmo não possui equipamentos e mão de obra para executar estas ações.

Após a retirada das cabanas irregulares, um grupo de índios Pataxó interditaram a BR-367 em protesto à ação judicial alegando perseguição à sua etnia. Durante negociação entre as 'Forças Policiais' e indígenas para liberar a BR-367, exaltados, alguns índios foram algemados após desacato.

Ao contrário dos argumentos usados pelos indígenas durante o protesto, não houve perseguição ou qualquer irregularidade por parte das autoridades, muito pelo contrário, sabendo da eminência da ação judicial do Ministério Público Federal, a prefeitura de Porto Seguro abriu diálogo com os indígenas. Em reuniões com lideranças indígenas da 'Região da Ponta Grande', IPAHN, Funai e Polícia Militar e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, iniciou diálogo e ação para identificar qual áreas construídas eram exploradas por índios e quais haviam sido vendidas.
.jpeg)
Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com