
Com início em 07/02, decreto que normatiza a circulação de ônibus de "Turismo Rodoviários", o Imprensananet.com recebeu alguns vídeos e fotos de internaltas com flagrantes de congestionamentos e retenção do tráfego gerados pelo estacionamento e manobra desses ônibus. A maioria, registrada no Centro da cidade, onde as ruas são estreitas e históricas.
De acordo com a Autarquia responsável pelo trânsito no município, o decreto será cumprido na sua totalidade. No entanto, o representante do setor alega que, todo processo de implantação demanda adaptações, as vias ainda precisam ser sinalizadas e o efetivo operacional aumentado para garantir o ordenamento e fiscalização dessa medida.
O vice-prefeito e secretário de Turismo, Paulo César Onishi, esclarece que o Decreto Municipal que proíbe o trânsito de ônibus de turismo está sendo complementado com uma normativa pontos que devem ser adotados pora a melhor aplicação da medida que restringe a circulação desses veículos.
De acordo com Paulinho, a cidade recebe cerca de três mil ônibus de turismo por ano, somados aos veículos de passeio, cada vez em número maior, acabam estrangulando o trânsito de ruas estreitas da cidade. "O turismo rodoviário é muito importante para o destino e é por isso mesmo que precisamos adotar medidas que melhorem a mobilidade urbana", disse.
"Para que isso ocorra da melhor forma, foram discutidos com o trade hoteleiro alguns pontos e considerandos do decreto para dirimir dúvidas sobre o cumprimento do decreto", disse ainda Paulo César, complementando que os passeios e city tour poderão ser feitos, sendo que os veículos farão desembarque e de deslocarão para o estacionamento do hotel ou para a central de transbordo.
Segundo o vice-prefeito, a central de transbordo é um grande bolsão de parada de ônibus com toda a estrutura e segurança disponíveis não só para os veículos, como para os motoristas. No espaço, os veículos também poderão ser lavados e descartados de forma sustentável os dejetos de banheiro. Paulinho garante que nos primeiros 120 dias de adaptação para cumprimento do decreto, essa estrutura não acarretará nenhum custo para os veículos.
Além disso, o vice-prefeito e secretário de Turismo afirma que a Secretaria Municipal de Turismo está à disposição de operadoras de excursão, hoteleiros e pousadeiros para elucidar quaisquer dúvidas.
Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com