
Quem mora, usa o comércio ou frequenta o Baianão, sabe o tamanho e a complexidade do bairro mais populoso de Porto Seguro. Muito movimento, comércio, trânsito, carros e, claro, muitas pessoas.
Para inovar e dar uma nova cara para o espaço, um novo projeto urbanístico está sendo discutido e deve ser lançado ainda no final deste mês de março.
O prefeito da cidade, Jânio Natal, afirmou que os serviços serão iniciados após ouvir os comerciantes e comunidade para definir o melhor momento de execução. "Vamos dar ao Complexo Baianão a valorização que a população precisa", comentou, completando que a obra ficará pronta em aproximadamente 60 dias.
As primeiras vias contempladas serão as ruas da Paz e Marcelo Peruzzo, onde o atual pavimento será substituído por bloquetes intertravados, assim como o utilizado na nova Passarela do Descobrimento.
Além disso, estão previstos redutores de velocidade com faixas de pedestres, calçadas alargadas e com piso tátil, canteiros de jardinagem e iluminação em LED, lixeiras temáticas, sistema de monitoramento por câmeras de segurança e sinalização de trânsito.
A proposta urbanística deve contemplar mudanças significativas no trânsito do bairro, transformando as vias em mão única. O projeto se estenderá também para a Rua 19 de Novembro e revitalização geral da Praça da Caixa d’Água. O Buraco da Gia deve ser transformado em uma central de transbordo para ônibus e complementares.