
A Costa do Descobrimento foi palco nesse final de semana, dias 11 e 12/03, do maior evento de Pesca Amadora do país. Aconteceu em nossas águas a edição especial de número 10 do Campeonato Baiano de Pesca Subaquática. O evento começou na área de Cabrália, sendo finalizado nas águas de Porto Seguro, com a duração de 7 horas cada uma das etapas e contou com a presença de atletas de diversas cidades da Bahia, bem como com atletas de outros estados que vieram em busca do título do 2° Troféu Costa do Descobrimento, um evento Open que aconteceu em paralelo ao 10° Baiano de Pesca Sub.
Uma realização da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, o evento foi organizado sob a chancela da Associação Baiana de Apneia e Pesca Subaquática em Defesa do Meio Ambiente - ABAPS e contou com o apoio e fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. “Essa parceria entre Poder Público e Instituição Civil pelo fomento do esporte amador é algo do qual não vamos nos cansar de comemorar e isso só nos mostra o quanto comprometida é a prefeitura de Porto Seguro em prover importantes ferramentas de inclusão social e educacional, contribuindo significativamente na formação de jovens, futuros defensores do Meio Ambiente e da qualidade de vida por meio de práticas esportivas saudáveis”, declarou Ivan Brito, presidente da ABAPS.
O grande campeão foi o munícipe porto-segurense, Denisson Matos, que além do título de Campeão Baiano, também sagrou-se campeão do 2° Troféu Costa do Descobrimento. E tem mais, Denisson também conquistou o troféu de maior peixe de fundo, além do título de Tricampeão Baiano em Duplas, numa parceria com o até então, também campeão baiano de pesca sub, Gilmar Garcia, que por sua vez também garantiu mais um troféu, que foi o de maior peixe de passagem.
A pesca subaquática é praticada valendo-se tão somente da capacidade pulmonar do pescador, que com um só fôlego tem a oportunidade de mergulhar e selecionar o peixe à ser capturado. “Por esses e outros motivos que a pesca sub ela é dentre todas as modalidades de pesca a mais seletiva, pois antes da captura do peixe você pode identificar, se por exemplo, aquela determinada espécie é ou não um peixe ameaçado de extinção ou protegido por lei e também se está dentro do tamanho e peso limite de sua captura e não é por menos que pudemos contar com o apoio e fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente do município”, disse o mais novo campeão baiano de pesca sub, Denisson Matos