
Após a manifestação dos alunos da rede estadual de ensino, cobrando do Governador mais oferta de transporte escolar, no começo da noite desta terça-feira, 22, que paralisou o trânsito na BR 367 por cerca de 1 hora, causando cum grande congestionamento de veículos, o prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal, recebeu uma comissão de alunos para tratar do assunto.
“Desde de que as aulas retornaram, estamos buscando uma resposta sobre melhoria do transporte escolar, no qual eu e vários outros alunos da rede estadual que moramos em bairros distantes, temos direito, Nós alunos, estamos enfrentando dificuldades para chegar até a escola. Estamos indo em transporte particular (lotação) e pagando caro”, disse o representante dos alunos.
Os alunos acrescentam que os poucos ônibus disponibilizados trafegam abarrotados. Muitos com mais de 80 alunos, “o que já é um perigo e um desconforto com quem só quer o direito de ir estudar”, reclamaram. A maioria dos reclamantes são alunos do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães e residem em bairro que compõem o Complexo Baianão.
O gestor, acompanhado da sectetária da Educação, ouviu atentamente o pleito dos alunos e explicou que “a responsabilidade é de competência do Governo do Estado. “Há um valor pactuado com o município de Porto Seguro que é destinado aos alunos da rede rural. E os repasses não cobrem nem mesmo essa demanda. Como vocês têm visto, estamos atendendo a uma obrigação que não é nossa”, comentou Jânio Natal.
“Mesmo assim, não faremos vistas grossas. Vamos tentar resolver. Já ordenei à secretária que fizesse um estudo minucioso de viabilidade financeira para que possamos incluir mais veículos e melhorar a oferta dos serviços”, afirmou Jânio Natal, completando que está atendo à questão e vai acompanhar de perto e fará tudo que estiver dentro das possibilidades da Prefeitura para atender os alunos.