
O Gabinete oficial da Prefeitura de Porto Seguro, no início da noite desta quinta-feira, 31, decidiu por desobrigar o uso de máscaras em ambientes fechados. A medida foi tomada, sobretuso pelo avanço da vacinação que gerou queda significativa de novos casos, de internações e óbitos.
O decreto, no entanto, traz indicações de locais e situações em que a máscara continua sendo de uso obrigatório. Incluem-se o transporte coletivo, público e privado; os estabelecimentos de serviço de saúde, públicos e privados, escolas públicas e privadas e estabelecimentos de uso e atendimento de pessoas com vulnerabilidade em uso de imunossupressores, realizando tratamento oncológico e com doenças crônicas descompensadas. Nas agências bancárias e nos comércios, a medida é opcional e fica a cargo do estabelecimento decidir se obriga ou não.
O prefeito Jânio Natal argumentou que o momento é favorável para a adoção desta medida diante da queda significativa de novos casos, de internações e óbitos.
“Porto Seguro foi das primeiras cidades no estado a decretar a desobrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos e agora segue avançando, mas não sem consultar nossos especialistas em saúde e avaliar o quadro epidemiológico”, comentou o gestor.
O prefeito ponderou, no entanto, que a população precisa continuar colaborativa com a vacinação, para garantir com mais segurança cada passo dado para retomar a normalidade da cidade.
“Sei que muitos se posicionam contra a vacina, mas os números não mentem. A imunização está nos ajudando a vencer a pandemia. Além do mais, precisamos continuar redobrando regras básicas de higienização”, disse Jânio Natal.
O decreto está em vigor a partir de hoje, 31/03/2022.
Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com