
Os dois pontos estratégicos de retorno construídos na Orla Norte, nas imediações da ladeira de acesso ao Complexo Frei Calixto, denominadas Rotatórias 1 e 2, passarão a funcionar oficialmente no dia 22 de abril. A data marca o dia D das comemorações da chegada dos portugueses ao Brasil e uma série de eventos, inaugurações e anúncio de obras completarão as festividades.
As rotatórias têm por objetivo otimizar a trafegabilidade de véiculos num dos trechos de maior gargalo no fluxo do trânsito em toda a Orla Norte. As intervenções foram planejadas de forma a prover pistas auxiliares de aceleração e rotas de contorno em dois pontos de conversão para descongestionamentos.
Os modernos projetos arquitetônicos das duas rotatórias ganharam iluminação, urbanismo e jardinagem, resultando em um novo aspecto visual nas praias do Cruzeiro e dos Pescadores. Além disso, já foi construído um deck de acessiblidade em madeira de reflorestamento e elevado para não degradar a restinga e câmeras de monitoramento fortalecem a segurança no trecho.
“Nos entornos, estamos construindo uma arena poliesportiva com equipamentos oficiais e profissionais, pista de caminhada, lago com fonte, espaço de lazer e convivência, deck em madeira interligando as duas rotatórias pela praia e estacionamento para que se torne definitivamente praia de banhistas”, garantiu o prefeito da cidade, Jânio Natal.
De acordo com o gestor, as secretarias de Infraestrutura e do Meio Ambiente, já estudam a viabilidade de se construir um centro de visitas, estudos e triagens de animais silvestres e um píer de pequenas e médias embarcações na desembocadura do Rio da Vila. “O local já está transformado, mas faremos muito mais”, afirmou Jânio Natal.
Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com