
Duas cidades baianas estão entre as 20 cidades brasileiras que mais criaram empregos formais no país entre julho de 2020 e fevereiro de 2022: Porto Seguro e Santo Antônio de Jesus.

A cidade de Porto Seguro ficou em segundo lugar no ranking criando mais de 10 mil postos de trabalho, uma elevação de 50% no período. A razão foi a retomada da atividade turística e o estudo mostra que dos 20 municípios com maior ritmo de retomada na criação de empregos 15 estavam ligados à exportação de commodities agrícolas ou minerais ou ao turismo, segundo estudo divulgado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O trabalho da entidade levou em consideração as 667 cidades brasileiras com pelo menos 10 mil trabalhadores formais e foi baseado no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho entre julho de 2020 e fevereiro de 2022.

O prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal, afirma que "a cidade já respira novos ares e caminha a passos largos para o ápice do turismo que move a economia local e coloca o destino como um dos mais destacados do Brasil", comentou, explicando que o verão 2022 já foi pujante na cidade e tende a realizar uma temporada excepcional nos próximos meses.
O outro município foi Santo Antônio de Jesus (BA), uma cidade de servicos com produção agrícola vinculada à citircultura e a cana de açucar, ficou em 19º no ranking com incremento de 23% representando a criação de 4,2 mil postos de trabalho.