A cena triste e lamentável aconteceu na manhã desta sexta, 22, enquanto um pequeno grupo da comunidade Pataxó realizava um legítimo manifesto pelas ruas, no dia em que se comemora o Aniversário do Brasil, e um grupo de desordeiros infiltrados aproveitou para depredar a estátua histórica de Pedro Álvares Cabral, no Centro.

A ideia torpe do grupo era macular o protesto dos povos indígenas. Além da estátua pichada e o pedestal destruído, os vândalos mancharam de tinta vermelha as bandeiras do Brasil que estavam estendidas nas ruas em alusão à data comemorativa do 22 de abril.

A cena triste e lamentável foi rechaçada em todas as redes sociais e veículos de imprensa e não manchou a realização do evento de comemorações do Aniversário do Brasil, promovido pela Prefeitura e com a presença do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro que proferiu discurso em favor dos povos tradicionais indígenas.

A Polícia vai apurar a atitude do grupo que promoveu a desordem.
Após o vandalismo, a prefeitura de Porto Seguro, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos entrou em sena para revitalizar o monumento depedrado. O secretário da pasta, Luciano Alves foi pessoalmente até o local juntamente com um equipe para fazer a limpeza da Estátua do Cabral.

"Está é uma situação recorrentes em todas as 'manisfestações' de pessoas ligada à Esquerda do Brasil. Sem argumentos, eles usam bardeneiros como provocações e tentativa de promover a violência", argumentou o secretário Luciano Alves.

A equipe de lpesa conseguiu retirar toda a tinta da estátua, retirar os restos de concretos e granito. Uma equipe técnica ligada à Secretaria Municipal de Cultura fará uma avaliação dos danos para averiguar a necessidade de restauração.
Por - Cezar Aguiar / Imprensananet.com