
O vídeo de um grande tubarão está circulando por grupos de WhatsApp e páginas do Facebook e causando grande celeuma. Alguns internautas afirmam que o animal, supostamente, havia sido "pescado" na praia de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália-BA.
A reportagem do Imprensananet apurou que as imagens que mostram o animal sendo retirado da água e carregado por populares, são realmente no município de Santa Cruz Cabrália e entervistou um especialista em biologia marinha que afirmou se tratar de um tubarão Tigre.
O pesquisador informa que o tubarão Tigre tem como características mandíbulas largas, dentes serrilhados e padronizados porém, a caraterística mais forte da espécie são listras, por todo o corpo, semelhantes as de um tigre. Com relação ao tamanho, o especialista estima que o animal do vídeo tem em torno de três metros e meio.
Ele explica ainda que a possibilidade de um tubarão como este aparecer nessas praias é possível e recorrente por se tratar de uma espécie que está presente em toda a costa brasileira porém, não seria comum, a não ser que o meio ambiente estivesse desequilibrado. "Os tubarões, em sua grande maioria, estão sob ameaça de extinção e, todo animal ameaçado, tem a sua pesca proibida por lei", comentou.
O responsável pelo órgão ambiental em Santa Cruz Cabrália, Fernando Ricaldi, afirmou que teve conhecimento dos vídeos e apurou que o animal teria sido capturado por meio de pesca artesanal. Ele acrescentou ainda que a espécie não corre risco de extinção, mas que os responsáveis podem responder por crime ambiental a depender da forma de captura.