Com a modificação do Regimento Interno da Casa que permite a antecipação da votação e eleição da mesa diretora para o exercício futuro, aconteceu em clima acalorado, na manhã desta quinta-feira, 5, a sessão ordinária que escolheu Dilmo Santiago como presidente da Câmara de Vereadores para o biênio 2023/24.

Exercendo seu 5º mandato de vereador e na condição de líder do governo, Dilmo Santiago foi eleito com 10 votos, vencendo a chapa encabeçada pelo vereador Robinson Vinhas (7 votos). A mesa para a próxima Legislatura ficou composta da seguinte forma: Dilmo Santiago – presidente, Enildo Gama (Roló) – vice-presidente, Nilson Cardoso – 1º secretário e Reinaldo Bispo (Farofa) – 2º secretário.
A votação que chegou a ser discutida se seria realizada, de forma inédita, com escrutínio aberto, acabou sendo realizada com votos fechados, embora a maioria dos vereadores tenham declarado e exposto publicamente seus votos no púlpito, para protesto do vereador Robinson Vinhas. Ao final da votação e vitória da Chapa 2, Dilmo cumprimentou o líder da Chapa 1, perdedora.
“Apesar da disputa democrática de hoje, o clima aqui é de absoluta harmonia. Não há a mínima ruptura entre os vereadores dessa Casa. Eu aproveito para cumprimentar o colega Robinson e parabenizar pela disputa leal e transparente. A partir de agora, voltamos a ser um só bloco em luta pela melhoria de Porto Seguro”, comentou Dilmo.
Santiago comentou ainda que vai se pautar pela austeridade e transparência.
“Nós vamos, sim, implantar a TV e Rádio Câmara para que toda a Legislatura chegue ainda mais perto da população e os trabalhos seja feitos de forma absolutamente claros”, comentou o presidente eleito.
Morador do Arraial d’Ajuda e pescador por profissão, Dilmo Santiago está no 5º mandato como vereador e seu irmão, Dilson Santiago já foi prefeito de Itamarajú-BA. Dilmo se assume declaradamente aliado e parceiro do atual prefeito, Jânio Natal, com quem diz que vai exercer uma presidência parceira, apesar da independência dos poderes.
Já o prefeito da cidade, procurado por nossa reportagem, afirmou que qualquer um dos que disputaram o pleito desta quinta-feira, seriam bem-vindos.
“Ambos têm experiência suficiente para saber como conduzir o Legislativo. Eu respeito a independência de cada Instituição e poder que lhes são atribuídos. Aproveito para parabenizar o vereador Dilmo e desejar boa sorte nos trabalhos”, afirmou Jânio Natal.
Por - Cézar Aguiar / Imprensananet.com