
Um projeto pioneiro e inovador da Prefeitura de Porto Seguro está conseguindo mudar a vida de pessoas que em um cenário recente, não seria possível acontecer. Trata- se do Gari na Faculdade, uma derivação de outro projeto denominado Gari na Escola, criado pelo prefeito Jânio Natal em seu primeiro mandato na cidade.
O Projeto já é uma realidade para alguns agentes de limpeza do município, ou garis, como eles preferem ser chamados e está sendo referência para outros municípios do Brasil. Eles oriundam do Gari na Escola e ingressaram na faculdade por méritos próprios.
"Eles são a alma da nossa cidade. É um orgulho pra gente que ama Porto Seguro ver a cidade sempre bonita porque os garis acordaram bem cedo, debaixo de sol e chuva, para cuidar da limpeza das ruas. Tenho um carinho especial por eles e é gratificante oferecer essa oportunidade", afirmou o prefeito Jânio Natal.
O gari Mateus Lopes é um dos que teve sua vida transformada ao fazer a faculdade de Agronegócios. "Eu só tenho a agradecer por essa oportunidade que o secretário Luciano Alves e o prefeito Jânio Natal está nos proporcionando", comentou o servidor público que era ajudante de pedreiro.
Quem também se emocionou ao contar sua história de vida foi Dona Anália Alves Santos, gari há mais de 30 anos e que teve a oportunidade de estudar pelo Gari na Escola, conseguiu acessar o concurso público e agora quer ingressar na faculdade. "Sou muito orgulhosa do que faço e quero ir ainda mais longe", disse.
O Projeto está chamando a atenção de outros prefeitos do Brasil e uma série de veículos de imprensa já estão procurando a Prefeitura para divulgar a iniciativa.