tv imprensa rádio imprensa /imprensananet /imprensananet /imprensananet /imprensananet /imprensananet (73) 98155-2730
Início Notícias Vídeos Eventos Coluna Vip Ingressos Blogs Contato AlcobaçaBahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanCanavieirasEunápolisFeira de SantanaGuaratingaIbirapitangaIlhéusInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiMascotePau BrasilPorto SeguroPradoSalvadorTeixeira de FreitasVitória da Conquista
Por: Cézar Aguiar
04/06/2022 - 13:57:49

 

 

Quem passou pela entrada da cidade, na manhã desta sexta-feira, 3, ficou impressionado e curioso com o grande aparato do Corpo de Bombeiros na BR-367, próximo à sede do SAMU. Tratava-se de uma simulação de treinamento prático do curso de Primeira Resposta em Ocorrências com Produtos Perigosos.

 

 

Além das viaturas do 6º Grupamento BPM, um grande efetivo envolvendo todas as forças de segurança, como Polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal e Defesa Civil. O treinamento prático consistiu em simular uma ocorrência com vazamento de líquido corrosivo tóxico de um veículo (caminhão) acidentado.

 

 

O Ten-Cel Erivaldo Roque, comandante do Corpo de Bombeiros, explica que essa qualificação tem uma especificidade para os municípios do Extremo Sul, dada a grande circulação de veículos com carga corrosiva, por conta da presença de indústrias de celulose na região. “Essa é uma preocupação do Comando Geral, de propor periodicamente essa qualificação às tropas que compõem o efetivo do 6º Grupamento dos Bombeiros e de outros agentes de segurança”, comentou.

 

 

Apesar das imagens impactantes, tudo não passou de um treinamento sobre como identificar o produto vazado e exposto, os EPIs a serem utilizados na ocorrência, o preparo de como lidar com as vítimas e com a própria saúde dos Bombeiros, além de cuidar para reduzir os impactos ambientais.

 

 

“A partir da identificação do produto, a guarnição define os EPIs a serem utilizados e os métodos para fazer a contenção da vazão. A capacitação também oferece treinamento sobre descontaminação dos agentes, das vítimas e dos equipamentos para que não repassem a contaminação às viaturas, quartéis e hospitais”, explicou o Major Allan Guanais.

 

 

A simulação foi o fechamento do curso com cerca de 30 agentes de variadas forças de segurança e teve duração de uma semana. A formação aconteceu às 16 horas desta sexta, em uma solenidade no quartel do 6º GBM.

 

 

Por - Cézar Aguiar / Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com