
No final da tarde da última quarta-feira 18/08, vídeos de supostos índios começaram a circular pelas redes sociais, em seu conteúdo, uma voz dizia que fazendeiros estariam atacando indígenas. Após os vídeos, surgiram áudios onde pessoas desconhecidas e também supostos policiais solicitavam reforços na região do conflito, inclusive informando que dois policiais teriam sido abatidos.

Áudios nas Redes Sociais
"Grupo boa tarde, alguém está sabendo de algum está sabendo de tiroteio na região de Barra Velha próximo a Itabela?", áudio em grupo de WhatsApp.
"Rapaz, o bicho está pegando lá para o lado de Itabela, desceram várias viaturas para o local", áudio em grupo de WhatsApp.
"Pessoal, pessoal, ALFA 11, quem puder vir pode deslocar para o local, o pessoal da fazenda veio aqui e informou tem dois policiais mortos, tomaram a fazenda, nos estamos na entrada que vai para o 'SÃO GERALDO', estamos em duas guarnições e vamos esperar reforços, os 'homens' estão todos com fuzil", diz o áudio de suposto policial.
Por volta das 19:00, o Imprensananet.com recebeu um áudio do cinegrafista da TV Record Cabrália, Hilton, onde foi desmentido as mortes dos policiais, entretanto, no áudio, um policial informa que os dois policiais foram feridos no confronto.
"Senhores boa noite, sou o sub-tenente Nilton da 7ª CPM de Eunápolis, a título de informação, nenhum policial foi morto no conflito da fazenda São Geraldo entre Montinho e Itamaraju. As guarnições chegaram no local e confirmaram que os policiais estavam feridos e não correm risco de morte, inclusive, o sub-tenente Gonçalves e os dois policiais da 8ª CPM também estão vivos", destacou o sub-tenete Nilton.
Fazendeiros
Segundo relatos, supostos índios tentavam expulsar o fazendeiros e funcionários de suas fazendas. Com medo de morte por os invasores, os quais estariam também traficantes, todos fortemente armados, os fazendeiros contrataram seguranças.
Índios
Indígenas contestam as acusações e dizem que estavam impedidos de deixar o local, entretanto, não dizem por qual motivo estariam nas fazenda e qual motivo de estarem armados.
Por - Gutemberg Stolze - Imprensananet.com