Uma operação conjunta da Polícia Federal e Força Nacional, realizada na tarde da última terça-feira 1° de julho, resultou na apreensão de um Arsenal Bélico no Território Indígena de Barra Velha. A área é classificada como zona de tensão agrária devido a conflitos frequentes relacionados a disputas territoriais.
Durante um patrulhamento de rotina, os agentes abordaram quatro suspeitos, incluindo um 'Cacique Indígena Pataxó. Com eles, foram encontradas diversas armas de fogo com numeração raspada, grande quantidade de munições e acessórios de uso tático.
Dentre o arsenal apreendido estão:
01 pistola calibre 9mm com numeração suprimida;
01 pistola calibre .380 também com numeração suprimida;
198 munições calibre 9mm;
135 munições calibre .380;
23 munições calibre .44;
27 munições calibre 5.56 deflagradas;
01 munição calibre 12;
01 munição calibre .22;
01 munição calibre .32;
02 carregadores alongados calibre 9mm (com capacidade para 31 disparos cada);
04 carregadores calibre .380;
01 coldre de pistola na cor bege;
01 balaclava camuflada.
Os envolvidos foram conduzidos à Delegacia da Polícia Federal em Porto Seguro, onde foram autuados e permanecerão à disposição da Justiça. A Polícia Federal será responsável por investigar a origem das armas, possíveis conexões com organizações criminosas e outras circunstâncias relacionadas ao caso.
A ação faz parte de uma operação integrada entre a Força Nacional e a Força-Tarefa da Polícia Federal, composta por equipes da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP/BA), Polícia Militar (PM/BA) e Polícia Civil (PC/BA), sob coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O objetivo é apoiar a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) na preservação da ordem pública e na mediação de conflitos em áreas sensíveis de territórios indígenas no extremo sul da Bahia.
ASCOM - Polícia Federal
Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com