Na tarde da última quarta-feira, 09 de julho, os corpos de dois indígenas identificado como sendo, Gildo de 24 anos, e Itaraú de 27, fora encontrados, segundo a Funai, às margens de uma estrada de chão, próximo a uma área de mata entre a comunidade de Xandô e Barra Velha.
Na manhã desta quinta-feira, 10 de julho, um homem identificado pelo nome de Guilherme foi assassinado em Nova Caraíva. A morte é atribuída à disputa por território entre facções criminosas. Guilherme foi baleado enquanto caminhava pela avenida principal e, mesmo tentando fugir, foi perseguido e executado dentro de uma residência próxima.
Situação delicada
Moradores relatam um clima de medo e tensão devido à escalada da violência, especialmente após o aumento de confrontos entre grupos criminosos rivais;
Na quarta-feira anterior (9 de julho de 2025), dois homens também foram executados com disparos de arma de fogo na estrada que liga o Xandó à aldeia Barra Velha. A autoria e motivação não foram oficialmente esclarecidas, mas testemunhas apontam ligação com a guerra pelo controle do tráfico de drogas;
Horas após a execução de Guilherme, uma nova troca de tiros foi registrada nas imediações do distrito de Itaporanga.
Agentes da Força Nacional, que atuam na região ainda não informaram detalhes sibre a motivação dos três homicídio, bem como sobre a identidade do (s) criminoso (s). A Polícia Civil abriu investigação para apurar os crimes.
Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com