O Diretor Técnico do HRDLEM - Hospital Regional Luís Eduardo Magalhães), Dr. Rodrigo Carvalho Nunes Oliveira, informou que, a partir de 1º de outubro de 2025, ficará inviável a continuidade da assistência obstétrica de referência em Alto Risco Gestacional na unidade.
A decisão decorre de:
- Déficit grave de médicos obstetras: atualmente, são apenas 7 profissionais disponíveis, quando seriam necessários dois por turno de 24h;
- Sobrecarga física e psicológica da equipe, que declarou impossibilidade de manter a escala neste cenário;
- Ausência de Diretoria Clínica e Coordenação de Obstetrícia;
- Risco profissional e, principalmente, risco assistencial à população atendida.
Os municípios da 8ª região, Porto Seguro, Belmonte, Santa Cruz Cabrália, Itapebi, Itagimirim, Eunápolis, Itabela e Guaratinga, repassam, anualmente, mais de R$ 20.000.000,00 (Vinte milhões de reais) para o Governo Estadual aplicar no Hospital Regional Luís Eduardo Magalhães, para atender à população dessas cidades.
Somente o município de Porto Seguro repassa o valor de R$ 9.600.000,00 (Nove milhões e seiscentos mil reais), por ano. Infelizmente, os municípios não têm o retorno desejado, e, o que se vê no Hospital Luís Eduardo Magalhães é:
- Profissionais da saúde com dois a três meses com atrasos de salários;
- Falta de remédios;
- Alimentação reduzida e de péssima qualidade;
- Corredores cheios de pacientes em filas de espera, deixando as UPAs de Porto Seguro superlotadas, por conta da falta de atendimento no Hospital Regional.
Se o município de Porto Seguro não tivesse construído investido recursos próprios na construção do Hospital Municipal, no Arraial D’Ajuda, o qual que já realizou, em pouco mais de um ano, quase 3.000 cirurgias, com certeza a Terra Mãe do Brasil estaria sofrendo com os grandes problemas do HRDLEM.
O descaso no HRDLEM se estende por anos, entretanto, nos últimos meses a situação piorou, transformando-se numa grande problema que coloca a população em risco de morte.
CONVOCAÇÃO
A diretoria do HDLEM convocou uma reunião com os servidores da instituição para discutir a saída da IGH (Gestora do Hospital) do hospital Luis Eduardo Magalhães.
- "Em nome da Diretoria Regional solicito que todos os líderes convoquem seus liderados para Reunião Geral com o DIRETOR REGIONAL/SINDICATO/SESAB amanhã dia 29/09 às 15h no auditório do HRDLEM. Contamos com a presença de todos os profissionais do HRDLEM!
Com tudo que está acontecendo, ficam as perguntas:
- Uma simples mudança vai resolver a situação, uma vez que a última 'gestora' saiu pelos mesmo problemas?
- Uma intervenção comandada por servidores daria um melhor resultado?
- Qual o posicionamento do governo do estado sobre este caos que se estende por longos anos?
- Como ficará a reforma milionária de 'Mudança de Recepção' que nunca acaba?
Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com