.jpg)
N amanhã sdesta segunda-feira, 22 de dezembro, o DNIT liberou o tráfego para ônibus e veículos pesados na Ponte sobre o Rio jequitinhonha, na BR-101. A ponte estava bloqueada desde o mês de maio/2025, e operava apenas com veículos leves no esquema "siga e pare".
Com a liberação, passam a circular pelo local ônibus, micro-ônibus e caminhões com peso bruto total de até 33 toneladas. segundo informações, a ampliação do acesso ocorre após a conclusão de intervenções emergenciais realizadas na estrutura da ponte, sob coordenação do DNIT - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.

Durante os meses de restrição, veículos de carga e transporte coletivo foram obrigados a utilizar um desvio alternativo. Ainda segundo o site, o percurso mais longo, aliado à falta de manutenção, resultou em desgaste de caminhões e ônibus, atrasos nas viagens e aumento dos custos operacionais.
Asfaltamento do desvio
A gestão e a conservação do desvio são de responsabilidade da SEINFRA - Secretaria de Infraestrutura da Bahia, que recebeu críticas pela ausência de melhorias no trecho, sobretudo em períodos de fluxo elevado na BR-101. Mesmo com a liberação, os trabalhos de construção de uma nova ponte ao lado da estrutura atual seguem em atividade.
Segundo informações do DNIT, a fase de fundação teria começado no fim de outubro e conta com um investimento federal é estimado em cerca de R$ 104 milhões, com previsão de conclusão em 2026. Para liberar a ponte, o orgão afirma ter executado serviços incluíram o reforço da laje do tabuleiro, com a instalação de chapas de aço na parte inferior da ponte.
Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com