
Na manhã da última segunda-feira (9), o vice-prefeito de Porto Seguro, Paulo Cesar Onishi, esteve no Distrito de Caraíva, onde se reuniu com moradores e lideranças locais na Escola Municipal Alegria do Saber. A visita contou com representantes das secretarias de Saúde, Educação, Serviços Públicos e Obras e ocorreu após reivindicações da população por melhorias nos serviços básicos e ameaças de mobilização diante da falta de atendimento.

Participaram do encontro moradores de Nova Caraíva, Vila de Caraíva, Jambreiro e Aldeia Xandó, além de representantes da Comissão de Pais, do Conselho Comunitário e Ambiental de Caraíva (CCAC) e da Associação Turística e Empresarial da Vila de Caraíva (ATEC).
A principal demanda foi a normalização do atendimento médico. A Prefeitura anunciou que, em até 15 dias, o Posto de Saúde de Nova Caraíva contará com enfermeiros, recepcionista e marcadora para agendamentos. Também foi confirmada a reforma e ampliação do Posto de Saúde da Vila de Caraíva em até seis meses.
Entre abril e maio, serão realizados mutirões de saúde para exames e consultas represadas. Até 12 de fevereiro, será divulgado novo horário de funcionamento dos postos, com promessa de ampliação. A gestão também se comprometeu a avaliar a instalação de desfibriladores, a aquisição de uma nova ambulância e a implementação de internet móvel na ambulância já existente.
Ficou definido que as aulas nas escolas Alegria do Saber e Municipal de Caraíva terão início em 23 de fevereiro, com quadro completo de professores, incluindo docente de matemática, ausente desde 2024.
A Escola Alegria do Saber passará por reforma elétrica no dia 10 e receberá ar-condicionado no dia 11, além de garantia de água potável, material didático completo e substituição do veículo escolar já no primeiro dia letivo, após recorrentes problemas e acidentes registrados em 2025.
A partir de 11 de fevereiro, dois caminhões iniciarão a coleta regular de lixo em Caraíva. O bairro Jambreiro receberá dois garis, assim como Nova Caraíva, além de ações de capina e limpeza urbana. Até 15 de março, serão instaladas 58 lixeiras nos três núcleos do distrito, com apoio do CCAC na manutenção.
A Secretaria de Obras fará vistoria nos pontos de alagamento da Avenida dos Navegantes, às margens do Rio Caraíva. Em até 45 dias, devem começar as obras do cais da travessia de canoas e a manutenção da passarela sobre o Rio Caraíva, na região da Praia da Barra, em Nova Caraíva.
O vice-prefeito informou que deve se posicionar ainda esta semana sobre a implantação de uma agência dos Correios em Caraíva, demanda antiga da comunidade. O Ministério Público Federal voltou a cobrar formalmente a Prefeitura no fim de 2025. Os Correios já sinalizaram interesse na instalação da unidade, restando a definição do município.
As demandas apresentadas são consideradas históricas e já foram alvo de cobranças junto ao Ministério Público Estadual. Representantes da comunidade avaliaram a reunião como positiva, mas ressaltaram que a expectativa agora é pelo cumprimento efetivo dos prazos anunciados, em benefício dos cerca de 5 mil moradores do Distrito de Caraíva.
Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com