
Nesta semana, Porto Seguro deu sequência ao projeto inovador, com objetivo de abranger o planejamento sexual reprodutivo direcionado as mulheres atendidas no SUS, pelas equipes de saúde da família. A proposta é ampliar a qualificação dos profissionais para inserção do DIU, dispositivo intra-uterino, durante as consultas ginecológicas, beneficiando as pacientes que optam por aderir um dos métodos contraceptivos mais seguros e eficazes, sem restrições a faixa etária.
Capacitação
Seguindo protocolo preconizado pelo Ministério da Saúde, o treinamento, supervisionado pela Dra Sônia Regina Vitorell, prevê capacitar, nesse primeiro momento, médicos da atenção básica, atuantes nas unidades de saúde.
A enfermeira e diretora da pasta saúde da mulher, Vanessa Trevisol, ressalta o significado dessa conquista para Porto Seguro e as mulheres atendidas pela atenção básica. "Podemos enfatizar um marco extremamente relevante para a saúde municipal, especialmente devido o elevado avanço nos indicadores, com o aumento das pacientes tendo a inserção do DIU, bem como a possibilidade dos médicos e enfermeiros capacitados para a prática da inserção do DIU", declara.
Avanços
A expansão na assistência com a implantação do DIU nas unidades de saúde, que integram o município, é refletida em números, conforme levantamento apontado pelo Programa Saúde da Mulher, da Secretaria de Saúde. Em 2014, 1 inserção de DIU. No ano de 2015, 8 procedimentos. Já em 2016, o quantitativo computou 8 inserções. No ano seguinte, 2017, os registros foram 16 inserções de DIU. Em 2018, o indicador subiu para 65 implantações. No ano de 2019, até o mês de agosto, 86 mulheres receberam o dispositivo intrauterino.
A técnica também tem sido implementada no Hospital Luís Eduardo Magalhães, após o parto, como mecanismo de potencializar o acesso das pacientes a obterem o método contraceptivo.
Unidades de Saúde
Descentralizando o acesso a inserção de DIU, entre as unidades da estratégia de saúde da família, que já realizam a implantação do dispositivo, destaque para: Caraiva, Nova Caraiva, Orla Norte, Arraial Santiago, Isaltino Bispo (Cambolo), contando com atuação de médicos aptos para o procedimento.
Rompendo mitos e tabus
Com durabilidade de 10 anos no uso do contraceptivo, o DIU é um método de longa duração e alta eficácia, disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). O contraceptivo é de fácil inserção e baixo índice de complicações, potencializa o planejamento familiar através do dispositivo intra-uterino.
Você sabia?
O DIU é mais eficaz do que a pílula?
Verdade! A falha das pílulas pode acontecer por fatores como o esquecimento de tomar o remédio, o uso fora do horário habitual e possíveis interações com outros medicamentos. Por ser colocado dentro do útero, com o DIU não há estes riscos.
Só pode ser usado por mulheres que tiveram filhos?
Mito. Eles são indicados para mulheres em diversas fases da vida.
Posso engravidar logo após tirar o DIU?
Verdade! Quando a mulher quiser é só removê-lo que uma gravidez já pode ocorrer.
Ascom - Prefeitura de Porto Seguro
Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com