
Na manhã desta quarta feira 11/09, banhistas avistaram um filhote de baleia Jubarte morto na praia dos Nativos em Trancoso. A equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente, juntamente com uma equipe do 8º Batalhão, de Polícia Militar foram acionadas.
Os técnicos isolaram a área até a chegada da equipe do Projeto Baleia Jubarte, que tem sede em Caravelas e coletou amostras do animal, para tent ar descobrir a causa da morte. "A Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Serviços Públicos disponibilizou toda a estrutura necessária para que o Projeto Baleia Jubarte desenvolva suas ações de pesquisa, oferecendo a melhor destinação possível a esse animal", afirma o Secretário de Meio Ambiente, Samuel Reis.
Os encalhes de baleias são freqüentes nesta época do ano, entre julho e outubro, quando as baleias jubarte deixam as águas geladas do Hemisfério Norte para se reproduzir nas águas mornas do litoral baiano. O filhote encontrado em Trancoso pesa cerca de uma tonelada e é uma fêmea, nascida nessa temporada.
Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com