A Secretaria de assistência Social de Itapebi promove palestra com o tema “Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes”. O secretário Aécio Conceição e sua equipe – Nicelda Stolze, coordenadora do CRAS, Valéria Matos, Aline Queiros, Psicóloga, Alessandro Psicólogo, Dariane Estagiária de Assistência Social, Representando o Conselho Tutelar Joanita.
A violência sexual contra crianças e adolescentes apresentam causas múltiplas e complexas. Ela está relacionada com questões sociais, econômicas e culturais e deve ser analisada com cuidado e critério levando em conta as diferentes variáveis para o abuso e a exploração sexual.
Além das causas diversas, existem também contextos em que o problema se insere que podem agravá-lo ou dificultar o seu enfrentamento. A violência sexual assusta e está coberta por um manto de tabu e silêncio. Ao mesmo tempo em que é difícil falar do assunto, não se pode atribuir uma causa especifica.
É comum escutar que a causa é a pobreza, que isso “acontece no Nordeste” ou que é “culpa do pedófilo”, porém isso não é verdade, existem casso em todo o setor da sociedade independentemente de cor, raça ou condição social.
Identificar as diversas origens deste problema é fundamental para poder enfrentá-lo, os fatores indutores da violência sexual precisam ser combinados com grupos sociais e culturais, momentos históricos e características econômicas, isolado, um fator como a pobreza não deve ser considerado indutor da violência.
Já a exploração sexual pressupõe uma relação de mercantilização em que o sexo é fruto de uma troca, seja ela financeira, de favores ou presentes – podendo até ser um prato de comida. Muitas vezes o agressor acredita estar ajudando a criança e o adolescente. Infelizmente ainda permanecem diversas fragilidades relacionadas à sobrevivência, que nos dão mais elementos para dizer que a exploração sexual tende a acontecer com mais frequência com os menos favorecidos economicamente.
Também temos que considerar o fato de famílias menos favorecidas terem menor condição de acompanhar e orientar seus filhos por trabalharem fora e não terem uma rede de apoio. Por outro lado, a insuficiência ou falta de políticas públicas na várias esferas não apoiam e nem garantem um atendimento integrado, contínuo e de qualidade a essas famílias.
As palestras de conscientização contra a exploração sexual infantil aconteceram em várias escolas da rede publica municipal começou na ultima terça-feira (13). Nos distritos de Caiubi e Ventania, escolas da zona rural e na cidade histórica também aconteceram atividades e palestras.
O Secretário de Assistência Social Aécio Conceição informou ao imprensananet.com que em Itapebi as atividades da campanha nacional contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, irá promover uma grande caminhada de conscientização. A caminhada acontecerá na manhã desta sexta-feira a partir das 08h30min com saída do CRAS e percorrerá as principais ruas da cidade.
Por Gutemberg Stolze - imprensananet.com