A gengivite é uma inflamação da gengiva que acontece devido ao acúmulo de placas bacterianas entre os dentes, o que leva ao aparecimento de alguns sintomas como dor, vermelhidão, inchaço e sangramento da gengiva. Normalmente, a gengivite acontece quando não existe uma higiene bucal adequada e os restos de comida permanecem entre os dentes, o que favorece a proliferação de bactérias e, consequentemente, a formação de placas e tártaros, provocando a inflamação da gengiva.
Na maioria dos casos a gengivite pode ser tratada em casa facilmente por meio do reforço dos hábitos de higiene, no entanto quando existe muito tártaro, é recomendado que o dentista seja consultado para que o tártaro seja removido e, assim, seja possível diminuir a inflamação.
Sintomas de gengivite
Os principais sinais e sintomas de gengivite são:
Na presença desses sintomas, é importante reforçar os hábitos de higiene bucal, escovando os dentes corretamente e usando o fio dental, pois assim é possível evitar o acúmulo de alimentos e bactérias entre os dentes e a piora da gengivite. Porém se mesmo assim os sintomas persistirem, é importante que o dentista seja consultado para que possa ser feita uma avaliação e inciado o tratamento mais adequado para prevenir complicações, como a periodontite, que pode provocar a perda dos dentes.
Principais causas
A gengivite é uma inflamação na gengiva que acontece principalmente pela proliferação das bactérias naturalmente encontradas na boca, o que acontece principalmente quando há acúmulo de alimentos entre os dentes e falta de higienização bucal correta. Assim, as bactérias conseguem proliferar na boca e ficar aderidas ao dente, dando origem à placa bacteriana e favorecendo a gengivite.
Além disso, outras situações que aumentam o risco de inflamação das gengivas são:
Além disso, pessoas que fazem radioterapia na cabeça ou pescoço tendem a ficar com a boca seca, sendo mais propensa a desenvolver tártaro e gengivite.
Como tratar a gengivite
Quando a gengiva está um pouco inchada, vermelha e sangrando mas não se consegue observar o acúmulo de placa bacteriana entre os dentes e a gengiva, o tratamento caseiro é suficiente para curar a gengivite, podendo ser feita uma limpeza com bicarbonato de sódio, além de reforço da escovação e uso de fio dental. Saiba mais sobre o tratamento caseiro da gengivite.
Porém, quando a gengivite já está muito avançada, sendo possível ver uma grande placa bacteriana endurecida entre os dentes e a gengiva, a escovação pode se tornar muito dolorosa e difícil, provocando mais sangramento, sendo necessário o tratamento no consultório dentário.
Nesses casos deve-se consultar o dentista, para fazer uma limpeza profissional com instrumentos próprios para remoção dos tártaros. O dentista também irá verificar se algum dente está cariado ou necessita de algum outro tratamento. Além disso, pode ser necessário iniciar o uso de antibióticos, em forma de comprimidos por cerca de 5 dias, usar enxaguantes bucais e fio dental, para eliminar mais rapidamente as bactérias e permitir que a gengiva cicatrize.
Ascom - Dentistas da Família Porto Seguro
Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com