Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
18/07/2018 - 20:35:20

 

 

Uma das especialidades mais completas da Odontologia, a Odontopediatria é responsável pelo atendimento dos bebês, das crianças e dos adolescentes. Tem como objetivo a prevenção, o diagnóstico e o tratamento dos problemas de saúde bucal por meio da prevenção e da educação em saúde.

 

 

A odontopediatra acompanha o crescimento, as trocas dentárias e os hábitos dos seus pacientes desde o nascimento, com o objetivo de que cheguem à idade adulta com uma boca sadia e funcional, mantendo hábitos saudáveis.

 

 

Odontopediatria e o papel do pediatra

 

O Odontopediatra está qualificado a atender crianças de todas as idades, pois estudou os métodos de controle do comportamento infantil. Assim, de acordo com cada faixa etária, personalidade e desenvolvimento neuropsicológico, um manejo clínico é feito possibilitando a cooperação da criança durante o tratamento e desenvolvendo uma atitude positiva frente ao dentista.

 

 

O atendimento de crianças e de bebês requer cuidados especiais, pois seu comportamento frente ao tratamento é imprevisível e resulta em várias reações emocionais, positivas ou negativas, podendo estas últimas se manifestarem na forma de ansiedade, medo do desconhecido, fobia ou choro.

 

 

A Odontopediatra faz com que a consulta seja agradável e simples, usando técnicas que permitem uma boa colaboração durante o atendimento, como a técnica do falar-mostrar-fazer e a do reforço positivo, além de atividades lúdicas, como músicas, uso de livros de histórias e bonecos.

 

Principais benefícios da odontopediatria

 

A criança que é acompanhada por um dentista desde sua infância  com regularidade tem menor probabilidade de desenvolver lesões de cáries e, caso haja necessidade de intervenção, o procedimento será mais tranquilo, porque ela já estará familiarizada com o ambiente, além de ter um vínculo de confiança com o profissional.

 

 

A primeira consulta com a odontopediatra deverá ser feita até o primeiro ano de vida, não sendo necessário aguardar a chegada do primeiro dente. Nessa consulta, os pais e/ou cuidadores receberão as orientações sobre o uso de chupetas e de mamadeiras, o surgimento dos primeiros dentes, como fazer a limpeza adequada da boca e como evitar a doença cárie precoce.

 

 

Após a primeira consulta, é indispensável o acompanhamento periódico mediante consultas de manutenção de saúde, nas quais serão repassadas informações de acordo com a fase que a criança estará vivendo, bem como realizados exames clínico e radiográfico, se necessários.

 

 

Com visitas regulares, no espaço de tempo determinado pelo odontopediatra baseado na necessidade de cada paciente, cria-se um vínculo de confiança entre a família, o profissional e a criança. Vínculo esse importante e essencial para o sucesso do tratamento.

 

Cuide da sua saúde bucal, visite uma de nossas unidades e faça seu orçamento gratuíto - Implante, Aparelho, Canal, Extração, Limpesa, Clareamento 

 

Dentista FTB - Av. Getúlio Vargas, Nº 240, Centro de Porto Seguro

Telefone: 99155-0538 / 3268-0687

 

Clínica Volte a Sorrir - Praça da Caixa D´Água, Nº 21, Baianão - Porto Seguro

Telefone: 98815-7422 / 98239-8101

 

Consultório Sorriso Cidadão - Av. Getúlio Vargas , Nº 181 C, Centro - Porto Seguro

Telefone: 73 99842-9090

 

 

Por – Gutemberg Stolze / Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com