A Secretaria Municipal de Saúde de Itapebi organizou um almoço de confraternização para comemorar o sucesso do mutirão da dengue. O Secretário Sidinei Teixeira preparou o evento para a equipe de saúde e colaboradores que participaram e apoiaram o mutirão.
O evento contou com a participação de funcionários da saúde, agentes de endemias, de alguns colaboradores que ajudaram na realização do mutirão. Estiveram presentes os vereadores Zé do Leite (Presidente da Câmara Municipal de Itapebi), Paraíba, Léo de Noeme, Neumar Queiroz, Débora Lago e dos secretários, Aécio Conceição (Assistência Social) e Antônio Ricardo (Cultura).
O professor Mazinho animou o evento com um movimentado bingo que a princípios iria distribuir nove prêmios. A quantidade dos prêmios aumentaram, quando o site imprensananet.com ofereceu o 10º prêmio, em seguida outros seis benfeitores ofereceram brindes que foram sorteados.
Além das brincadeiras durante o bingo, o professor Mazinho fazia perguntas sobre a dengue e passava informações importantíssimas sobre o mosquito Aedes Aegypti, como prevenir a ocorrência e criadouros do mosquito.
A dengue é transmitida para o homem através da picada do mosquito Aedes aegypti (aēdēs do grego “odioso” e ægypti do latim “do Egipto”). Mais conhecido como mosquito da dengue, ele pertence a uma espécie de mosquito da família Culicidae proveniente de África e que já pode ser encontrado por quase todo o mundo, com mais ocorrências nas regiões tropicais e subtropicais, sendo dependente da concentração humana no local para se estabelecer.
O mosquito da dengue (Aedes aegypti) é o vector de doenças graves, como o dengue e a febre amarela, e por isso o controle de sua reprodução é considerado assunto de saúde pública.
O Aedes aegypti é um mosquito que se encontra ativo e pica durante o dia, ao contrário do Anopheles, vector da malária, que tem atividade crepuscular (durante o amanhecer ou anoitecer) tendo como vítima preferencial o homem.
Parabéns a todos que participaram do mutirão e a todos os colaboradores, combater a dengue não é apenas um dever das autoridades de saúde, o combate e um dever e uma obrigação de todos.
Por Gutemberg Stolze – imprensananet.com