Aconteceu na manhã desta quarta feira (23), na Câmara Municipal de Itapebi, a palestra com pais e responsáveis, das escolas Antônio Carlos Magalhães, Tia Rita e Educação Infantil, sobre a campanha da hanseníase e Verminose e a Importância do Acompanhamento dos pais nas Escolas. Com inicio aproximadamente as 08h30min, fizeram parte da mesa redonda, a enfermeira Kelly Monte Correia e a Psicóloga Marina Juliet, alem de alguns professores.
Na palestra foi discutido, o que é a Hanseníase? Quais os sintomas? Como Prevenir? E as verminoses? Como Prevenir? E a parceria pais nas escolas?
A Hanseníase é uma doença causada por um micróbio, que passa de uma pessoa doente sem tratamento medicamentoso para outra, por meio das vias respiratórias: tosse, espirro e secreções nasias, muito frequente na convivência domiciliar.
Geralmente os sintomas são manhas esbranquiçadas ou avermelhadas em qualquer parte do corpo, com sensação de queimação, formigamento, falta de sensibilidade ao calor, a dor e ao tato, até dormência. Em casos mais graves apresenta inchaços, febre, dor nas juntas, sangramento, feridas e ressecamento do nariz, ressecamento dos olhos e emagrecimento.
As pessoas que apresentar algum destes sintomas, devem procurar a unidade de saúde mais próxima, para serem examinados e em seguida iniciar o tratamento, que pode durar de 6 meses a 1 ano. O foco da palestra era alertar aos pais sobre a Hanseníase e as Verminoses, além de seus sintomas e tratamentos.
A secretaria de Educação e saúde em parceria Prefeitura municipal de Itapebi vem com a Campanha da Hanseníase e Verminoses. Onde profissionais da saúde, estarão passando nas escolas da rede publica de ensino, para esta aplicando a medicação para verminoses, e nos casos de alunos com manchas suspeitas, estarão sendo examinadas e terão uma atenção redobrada.
É importante que vocês pais possam dar esta autorização, para que possamos esta aplicando a medicação das verminoses em seus filhos, pois é muito importante. Afirma a Enfermeira Kelly.
Durante a semana estará indo para Casa os termos de responsabilidade da não ou sim autorização. Estará indo também, um questionário, onde os pais devem ajudar seus filhos a responder, se caso tem alguma mancha no corpo e em qual parte. A medicação será aplicada nos “baixinhos” de 5 a 15 anos nas escolas rede públicos de ensino, nas próximas semanas entre os dias 28/07 a 31/07/2014. Afirma a enfermeira.
Marina Juliet, psicóloga da rede de educação de Itapebi, deu prosseguimento a palestra com a importância do acompanhamento dos pais nas escolas. Principalmente, o quanto isso ajuda na educação de seus filhos e a parceria escola e pais , sendo perceptível com a dinâmica realizada.
A família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas caminhem juntas. Ressalta-se que mesmo tendo objetivos em comum, cada uma deve fazer sua parte para que atinja o caminho do sucesso, que visa conduzir crianças e jovens a um futuro melhor. O ideal é que família e escola tracem as mesmas metas de forma simultânea, propiciando ao aluno uma segurança na aprendizagem de forma que venha criar cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade. Afirma a Psicóloga
Por Adriana Araújo – Imprensananet.com