Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaIbirapitangaInternacionalItabunaItagimirimItapebiPau BrasilPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
03/03/2015 - 20:43:05
Ouvir áudio:

A Secretaria Municipal de Saúde engajada na campanha Nacional do HPV, em 2014, a campanha atendeu garotas entre 11 e 13 anos, em 2015, a campanha será destinada às crianças e adolescentes entre  9 e 11 anos. A vacina será distribuída gratuitamente nas unidadedes de saúde da família PSFS e na Marternidade Nelson Moura de 01 à 31 de Março.

A secretária de Saúde de Itapebi Drª Débora mobilizou toda sua equipe para a campanha cpntra o HPV, "Esta é uma campanha que deve ser levada a sério para assim imunizar todas nossas crianças e adolecentes", afirmou Drª Débora. De acordo com o Ministério da Saúde, o HPV é responsável por 95% dos casos de câncer do colo do útero, o ministro Alexandre Padilha, destacou que a campanha irá diminuir a circulação do vírus pelo país. 

O que é HPV?

hpv_trans

Papilomavírus, popularmente conhecido como HPV, é um vírus que causa infecção na pele e nas mucosas, hoje existe mais de 100 subtipos de HPV e alguns deles podem causar câncer, principalmente o câncer de útero.

Como o vírus é transmitido?

hpv_casa

A forma mais comum de se contrair o vírus é através das relações sexuais. A pessoa infectada não precisa apresentar sintomas para transmitir a doença, todavia, quando há pequenas verrugas a probabilidade de contágio é muito maior. Usar preservativo em todas as relações sexuais é a melhor maneira de evitar a infecção.

Quais os sintomas causados pelo HPV?

hpv_sintomas

 

O principal sintoma do HPV são verrugas de tamanhos varáveis. Na mulher, elas costumam aparecer na região do colo do útero, ânus, vagina ou na vulva. No homem, as verrugas surgem com mais frequência na cabeça do pênis (glande) e no ânus. Em ambos os sexos podem apresentar sintomas na boca e/ou na garganta ou estarem infectados sem apresentar sintomas.

Cânceres decorrentes da doença

hpv_cancer

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 291 milhões de mulheres estão infectada em todo, sendo que 32% possuem os tipos 16, 18 ou ambos. No Brasil, a cada ano, 685.400 pessoas são infectadas por algum tipo do vírus. O HPV pode causar câncer, os tipos mais comuns são de colo do útero e de ânus.

Prevenindo a doença

hpv_camisinha

Além da vacina contra o vírus, a melhor maneira de se prevenir do HPV é usar preservativo em todas as relações sexuais, oral, vaginal ou anal. Para as mulheres é fundamental consultas frequentes de com ginecologistas e a realização de exames preventivos, como o papanicolau.

A vacina

hpv_vacina

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina tem eficácia comprovada para pessoas que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. A escolha do público-alvo levou em consideração evidências científicas, estudos sobre o comportamento sexual e a avaliação de especialistas que atuam no Comitê Técnico Assessor de Imunizações (CTAI) vinculado ao Ministério da Saúde.

 

Por Gutemberg Stolze - imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com