Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaIbirapitangaInternacionalItabunaItagimirimItapebiPau BrasilPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
18/03/2015 - 15:09:09
Ouvir áudio:

    Nova ala pediátrica da Maternidade Nelson Moura

O ano de 2015 começou com mudanças na administração pública em Itapebi, convidada a assumir a Secretaria de Saúde, a então vereadora Drª Débora se licenciou do mandato e assumiu a pasta. Para encarar este novo desafio em sua carreira política, Drª Débora teve que abdicar temporariamente do atendimento em sua clínica odontológica de momentos importantes de lazer com sua família.

Em entrevista a nossa reportagem a Secretária Drª Débora fez um breve balanço sobre sua atuação à frente da Secretaria Municipal de Saúde de Itapebi. Veja abaixo a entrevista na integra.

Gutemberg Stoze - Drª Débora, qual a real situação encontrada na Secretaria de Saúde quando a srª assumiu a pasta?

Drª Débora – A Secretaria se encontrava em um momento bastante difícil, tínhamos deficiência em transportes, as estruturas física da Maternidade, Farmácia Básica, instalações da Secretaria de Saúde e dos PSFS estavam bastante debilitadas, tínhamos salários atrasados e falta de medicamentos na farmacinha básica.

Gutemberg Stolze – Completando 45 dias de sua gestão, como estão o abastecimento de medicamentos, pagamento dos salários, sistema de transporte e as estruturas físicas dos PSFS, Maternidade, Farmácia Básica em Itapebi?

Drª Débora – Reestruturamos e reformamos os prédios da Maternidade, Farmácia e PSFS, hoje temos duas ambulâncias à disposição da população, em Caiubi, enquanto se conclui a reforma de uma ambulância que ficará 24 horas naquele distrito temos veículos de apoio que são utilizados para transportar pacientes sempre que necessário. Os salários estão em dias, conseguimos um equilíbrio nas contas da secretaria, em todo o município não há mais falta de medicamentos, hoje existe uma pendência de pagamento referente aos meses de Junho e Julho de 2014 que já negociamos com os funcionários, estes pagamentos estão se regularizando de acordo as possibilidades da secretaria.

     Sala de parto

Gutemberg Stolze - Secretária, o setor de marcação era bastante criticado, quais mudanças foram feitas para sanar este problema?

Drª Débora – Eu criei uma forma diferente para atender as demandas na marcação de exames e dar mais agilidade e comodidade aos pacientes e minimizar o sofrimento da população. A central de marcação hoje funciona internamente, no momento da consulta o próprio médico preenche o pedido do exame e entrega para a enfermeira que por sua vez encaminha para a central de marcação. Com o exame marcado, o agente comunitário entregará  a solicitação do exame com hora e data de sua realização na casa do paciente.

Farmacia da Maternidade Nelson Moura

Gutemberg Stolze – Com esta mudança a demanda de exames que chegam hoje na central ganhou mais rapidez em sua marcação?

Drª Débora – Sim, hoje nos temos mais facilidade em atender esta demanda, o numero de exames marcados vem crescendo gradativamente, esta melhoria se à atuação do nosso prefeito Drº Francisco que conseguiu um importante parceiro que é a Fundação Hospitalar em Camacan. Com a Fundação Hospitalar também estamos conseguindo atender as demandas de exames e cirurgias que estavam atrasadas.

Gutemberg Stolze - Constatamos as melhorias na estrutura física da Maternidade, sala de pediatria, estruturação na sala de parto, melhores instalações no conforto dos médicos, enfermeiros e motoristas, além destas melhorias quais serviços médicos estão sendo prestados naquela unidade?

Drª Débora – Temos médicos em todos os plantões, contamos também com as especialidades, Ortopedia (Drº Nelson), Pediatria (Drº Alexsander), Ginecologista e Obstetra (Drº Antônio Edison), Drª Márcia que realiza todos os serviços de ultra-sonografia, além de médicos os PSFS. Estamos também com um projeto que irá possibilitar trazermos em pouco tempo as especialidade de Urologista, Oftalmologista e Cardiologista, três áreas de grande demanda em nosso município.

Gutemberg Stolze - Secretária, sobre este novo projeto “Saúde em Movimento”, como a srª pretende atingir a população dos distritos e zona rural?

Drª Débora – O projeto Saúde em Movimento já é um projeto real, nossa equipe está levando saúde onde nas casas dos pacientes, este é um projeto que visa atender as pessoas que estão distante da sede. No assentamento união estamos fornecendo filtros para todos os moradores para que eles possam no mínimo consumir água filtrada. Detectamos naquela localidade um alto índice de esquistossomose, por este motivo estamos levando o laboratório Italab que fará a coleta de sangue e fezes de todos os moradores, com esta medida iremos detectar quais pessoas estão infectados permitindo o começo de tratamento imediato.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde Drª Débora, o projeto abrange os distritos de Caiubi e Ventania, nestas localidades o Saúde em Movimento levará os atendimentos das especialidades existentes no município. Para finalizar a entrevista a secretária agradeceu toda a equipe de funcionários da saúde que abraçaram e estão apoiando a nova gestão, “Fazer saúde com o apoio de nossos colaboradores está ajudando a atingir uma meta prioritária em minha gestão que é tornar o atendimento da saúde mais humano, ágil e com qualidade”, agradeceu Drª Débora.

 

Por Gutemberg Stolze – imprensananet.com     

 

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com