Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaIbirapitangaInternacionalItabunaItagimirimItapebiPau BrasilPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
13/07/2015 - 11:23:52
Ouvir áudio:

A Conferência teve início na noite da ultima quinta-feira (09) e reuniu representantes da sociedade, usuários do SUS (Sistema Único de Saúde),profissionais de saúde e representantes do poder público municipal. A conferência é uma avaliação da saúde pública no município e visa propor diretrizes, metas e soluções para formular políticas de saúde que atendam as necessidades da população.

O próximo passo é levar estas propostas para a Conferência Estadual de Saúde e posteriormente para a Conferência Nacional de Saúde que serão realizadas ainda este ano. Foi o relatório final da 8ª Conferência Nacional de Saúde de 1986 que serviu de base para a elaboração do capítulo sobre saúde da nossa Constituição Federal de 1988, quando foi criado o Sistema Único de Saúde.

Na manhã desta sexta-feira (10), usuários, agentes políticos e profissionais de saúde puderam discutir eixos temáticos e propor e elaborar medias que melhorem a saúde no município. A discussão é ampla e de muita importância e busca garantir o direito à saúde e acesso a cuidados de qualidade, fortalecimento da participação popular e controle social de qualidade, entre outras, é importante lembrar que a conferência só acontece a de quatro em quatro anos é serve de base pra as conferências, estadual e federal.

A conferência em nosso país começou em 1937, entretanto apenas em 1990 foi estabelecida sua obrigatoriedade e periodicidade de quatro anos. “Este é um processo de suma importância para os municípios, poder ouvir e compartilhar idéias que podem se tornar relevantes para a melhoria da saúde em nosso município e no Brasil é sobre tudo um ato de cidadania e democracia”, relatou a Secretária de Saúde de Itapebi Drª Débora Lago.

Na manhã de quinta-feira (09) as atividades começam às 08h, com mesa redonda sobre os eixos temáticos e depois serão realizados grupos de discussão, quando serão elaboradas propostas em salas temáticas, entre elas, garantia do direito à saúde e acesso a cuidados de qualidade, fortalecimento da participação popular e controle social de qualidade, entre outras. As propostas defendidas pelos participantes, através dos delegados serão encaminhadas para a etapa estadual. 

 

Por Gutemberg Stolze - Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com