O município de Itapebi, festeja seus 57 anos de Emancipação Política nos dias 14 e 15 de agosto. A Prefeitura Municipal está preparando uma bela grade de eventos que marcará a passagem do aniversário da cidade. Além dos eventos voltados para a parte cívica, como alvorada, hasteamento das bandeiras, desfile cívico, apresentação da fanfarra, ações de cidadania, gincana cultural, desfile de blocos, o município estará realizando a Itapebi Folia, com grandes atrações como: Tatau, Carro de Play Boy, Parangolé, Swingart 10 e outras atrações, desfile de blocos, tenda-boate com DJ, barracas, stands e outros atrativos. Tudo ao som do mega-trio Avancini, mega palco, e sonorização.
Terra de desbravadores e de famílias tradicionais, o município tem se destacado ao longos dos anos belas suas belezas naturais, seus casarios imponentes na Cidade Histórica. Uma terra receptiva, de gente amiga e bacana. Segundo o secretário Florisvaldo Nunes, o município precisa manter suas tradições, e dividir essa alegria com a sua população. “A Prefeitura está fazendo o dever de casa, pagando em dia, trazendo a cidade limpa, com a saúde pública funcionando, as escolas, enfim, temos o direito de pelo menos comemorar a nossa data magna junto com nosso povo”, disse Nunes.
O município de Itapebi, berço da nossa cultura regional, tem uma história muito bonita, através do leito do grande Jequitinhonha nasceu toda essa região. O município teve a sua origem depois que moradores do pequeno povoado de Cachoeirinha começaram a migrar para uma região um pouco mais distante, onde nasceu o povoado de Pedra Branca, mas antes, teve outros nomes como Italva, Itamarati, e Pedra Branca. Sendo no de 1938 elevado à categoria de distrito, e somente no dia 14 de agosto de 1958, foi elevado a município.