Concebido no início dos anos 70, a construção do Parque de Exposições Luiz Viana Filho em Itapebi teve início durante na 1ª gestão de Renato Duarte Ribeiro da Rocha, o “Renatão”. Considerado por muitos como um dos melhores parques de exposições da Bahia e o melhor do interior baiano, palco de belíssimos eventos, hoje abandonado, é apenas uma sobra do da sua grandiosa história.
A decadência total do parque começou com o início da gestão da atual presidente do Sindicato Rural de Itapebi, a fazendeira Marta Veloso. Ao assumir a presidência do sindicato e administração do parque, acreditava-se que as exposições voltariam a ter sua importância reconquistada em seu seguimento e Itapebi voltaria a ter grandes eventos, infelizmente não foi o que ocorreu.
Um dos primeiros atos ao assumir o sindicato, Marta Veloso prometeu uma gestão de isonomia e transparência desvinculada do poder público municipal. Com estes preceitos, Marta Veloso conquistou a credibilidade dos associados e da população, entretanto a primeira exposição agropecuária de sua gestão foi um fracasso.
Com uma vasta programação, a 35ª Exposição Agropecuária de Itapebi (2012) que anunciou três dias de festa, teve apenas dois dias com shows de bandas mediana - Na sexta-feira das 23:40 à 01:30 e no sábado das 23:00h. Isso aconteceu apesar do sindicato rural angariar patrocínio de quase uma centena de patrocinadores, dentre eles; Veracel Celulose, Hidrelétrica Itapebi, EBDA, FAEB, SENAR, SEBRAE, CEPLAC, ADAB, Governo da Bahia, Banco do Brasil e Banco do Nordeste, Schin e Petrobras.
A tão esperada exposição agropecuária de Itapebi que atraia da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Sergipe, vários criadores de gado, equinos, caprinos, ovinos, aves, muares, maquinários e suplementos agrícola já não acontece a dois anos. Com o nome do ex-secretário de Agricultura da Bahia e atual Deputado Estadual Eduardo Salles o Parque de Exposições Luiz Viana Filho está em ruínas.
Com energia cortada, paredes caindo, telhado, portas, janelas e ar condicionados roubados, mato e cupim tomando conta de toda a estrutura, o parque serve de ponto para uso de drogas e esconderijo de bandido. Do compromisso assumido pela presidente Marta Veloso, nada foi adiante, hoje, o espaço é sublocado para pequenos criadores de gado e nada mais.
O imprensananet.com tentou entrar em contato com a presidente Marta Veloso, porém até a publicação desta matéria não obtivemos sucesso. O parque hoje uma mera sobra do que era quando a mesma assumiu a presidência do sindicato, um contraste a fazenda luxuosa localizada em que mora Marta Veloso.
Por Gutemberg Stolze - Imprensananet.com