Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaIbirapitangaInternacionalItabunaItagimirimItapebiPau BrasilPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
14/03/2016 - 13:15:54
Ouvir áudio:

Há aproximadamente 13 anos vive na cidade de Itapebi no extremo sul da Bahia, Valério trabalhou na construção de uma Usina Hidrelétrica, e após o término desta obra se instalou na cidade, contitiu família e hoje é Microempresário. Em Itapebi disputou por 02 vezes a prefeitura daquela cidade, onde infelizmente não obteve êxito, mas como é de seu ser nunca desistir este ano é novamente candidato a Prefeito em Itapebi pelo partido Psol.

História de Vida:

Em meados dos anos 90, uma figura ilustre conhecida por todos os moradores da Cidade Livre por “Zé Sereno”, juntamente com o saudoso Irani Félix trabalharam em várias causas sociais e políticas em Jatobá, além de também serem idealizadores para que Jatobá fosse emancipada.

A emancipação política se deu pelo rápido crescimento populacional e a péssima qualidade de vida a que eram submetidos os moradores numa estrutura urbana sem saneamento, utilizando o sistema de fossa séptica, com a água distribuída por 6 chafarizes, que se tornaram cada dia mais insuficientes, criatórios de porcos e outros animais nas ruas e um grande índice de doenças, em sua maioria, transmitidas pelos insetos e outros germes dos esgotos a céu aberto, gerou os primeiros ideais de independência.

Foram muitos os que se empenharam nesse caminho, procurando a independência da "Cidade Livre". Prefeitos, Vereadores, Deputados, comerciantes, estudantes, associações etc. Porém, só em 01 de junho de 1990, através da Lei Municipal 645/90, Petrolândia passava a "Cidade Livre" (que na verdade era apenas um povoado) a categoria de Vila, com o nome de Vila Jatobá, definindo também os povoados e os limites que formariam o 3º Distrito de Petrolândia.

Os principais partidos políticos deram sua contribuição ao movimento. Conseguiu-se formar um palanque com as presenças do PFL/PSB/PMDB/PDT e PT. A isenção da Comissão Pró Emancipação com quaisquer correntes políticas possibilitou a participação de todos. Na época tanto Zé Sereno quanto Irani Félix faziam parte do partido PGT (Partido Geral dos Trabalhadores), juntos fizeram parte e deram sua contribuição ao movimento.

Dentre as principais lideranças políticas envolvidas no processo, vale ressaltar a presença do Sr. Francisco Simões de Lima (PSB), ex-prefeito e na época, vice-prefeito de Petrolândia, Amadeu de Souza Lima, na época prefeito de Petrolândia (PDT), José Dantas de Lima (PFL), ex-prefeito de Petrolândia, vereador Paulo Reginaldo Novaes Daltro e inúmeras lideranças políticas.

Participaram ainda segundo Zé Sereno, João Loca, Zuca, Zé Freire, Seu Artur, Seu Enoque, Gomes, Climério Tadeu, Célia Vereadora, etc. Após a emancipação de política de Jatobá e o falecimento de Irani Félix companheiro de causas sociais e políticas de Zé Sereno, o mesmo foi embora da cidade no ano de 1996. Desde então tem rodado o Brasil e Mundo trabalhando em Obras de Usinas Hidrelétricas.

 

Por Gutemberg Stolze - Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com