Localizado às margens do Rio Jequitinhonha, o município de Itapebi nasceu da migração de moradores vilarejo “Cachoeirinha”, que foi instinto por constantes enchentes do rio. Ao completar 58 anos de emancipação política, os moradores ganharam de presente uma “Unidade Modelo” de Saúde da Família, o PSF Drº Eduardo Sarquis.
O Secretário de Saúde de Itapebi, Paulo José Pereira Júnior, destacou a seriedade e compromisso que a atual gestão tem pra com o município, que em pouco tempo de gestão recuperou a credibilidade e confiança da população com uma saúde de qualidade. “A inauguração desta unidade vem somar à requalificação dos serviços, aquisição da nova UTI móvel, recuperação dos veículos e contratação de profissionais”, declarou Paulo José Pereira Júnior.
A rede pública de ensino e escolas particulares participou do tradicional desfile cívico, restaurando a história e tradições do município. A escola Criança Ativa desfilou com o tema “Olimpíadas Rio 2016” e personagens da Disney (A educação e cultura no mundo encantado dos contos), com 31 anos de história a Escola Criança Ativa faz educação com amor, qualidade e dedicação.
História
A população foi constituída por agricultores, pescadores, artesãos e pequenos comerciantes, que, utilizavam a navegação através de canoas no deslocamento ao município de Belmonte, maior centro comercial da região. Com o êxodo em massa de sua população, o povoado de Cachoeirinha se extinguiu em meados de 1851 e deu origem a Itapebi.
Em consequência da mudança na legislação que protegia os aldeamentos indígenas, o novo povoado começou a se desenvolver e a aumentar sua população. Antes de receber o nome atual, o povoado teve vários outros, como; Italva, Itamarati e Pedra Branca.
Localizado às margens do Rio Jequitinhonha, a vila de Cachoeirinha foi elevada a distrito em 1938, sendo subordinado ao município de Belmonte, permanecendo nessa condição até 1958, quando, por força da Lei Estadual 1 022, de 14 de agosto, foi elevado a município, tendo, como parte integrante de seu território, os distritos de Itagimirim e Caiubi.
A Escola Ativa foi para a avenida, esse ano defendendo o tema: "A criança itapebiense como a semente do futuro". Nosso desfile foi dividido em alas temáticas, dentre elas representamos os esportes olímpicos, a história de Itapebi (gestores, frutos, cultura, educação) e o mundo encantado dos contos. Agradecemos a toda equipe pelo excelente desempenho de cada um, incluindo nossos profissionais, pais e alunos. Nosso muito obrigado. Escola Criança Ativa, há 31 anos trabalhando com amor, qualidade e dedicação.
Por Gutemberg Stolze - Imprensananet.com